Imagine um projeto que busque levar aos alunos e interessados de várias cidades do estado de São Paulo, conhecimento sobre histórias em quadrinhos, charges, tiras, caricaturas e ilustrações.
Esta iniciativa, inspirada na crescente adoção, por governos e escolas, de livros de quadrinhos para atividade de leitura e estudo, pretende fazer justamente isso: dar mais ferramentas para que os beneficiários deste vasto material, agora disponível, aproveitem de uma forma mais rica a leitura dessas obras.

Como qualquer arte, a arte gráfica apresenta camadas de entendimento: da leitura mais simples e direta, até a compreensão de suas nuances e interpretações menos óbvias. Por isso, este projeto foi dividido em 4 etapas:

1- exposição, anterior ao evento, onde o público pode tomar conhecimento do conteúdo das palestras;
2- palestras, através de explanações e data show, os três autores vão explicar as características e diferenças entre cartum, tiras, charges, histórias em quadrinhos, ilustrações e caricaturas;
3oficinas, junto com as palestras os três autores fazem aulas práticas. Estas duas etapas duram um final de semana;
4- material de leitura pós-evento: serão distribuídos aos participantes, gratuitamente, até 40 livros (de quadrinhos e tiras) por cidade sede. Os alunos que receberem este livro deverão se comprometer a, após a leitura, doá-los para a sua escola ou para bibliotecas, democratizando o acesso ao livro.

Fazendo um giro por seis cidades do Estado de São Paulo, que não desembolsarão um centavo pelo evento, e abrangendo praticamente todos os quadrantes geográficos do estado, este projeto quer dar uma modesta contribuição para que se amplie cada vez mais o universo de leitores e consumidores de artes gráficas, e que eles sejam cada vez mais atentos e qualificados.

E, quem sabe, atingindo pessoas carentes de intercâmbios com profissionais da área, possamos também plantar a semente de futuros autores.

Veja no menu do alto desta página mais detalhes sobre seus participantes e as cidades já escolhidas para receber este evento.