FERNANDES

Luiz Carlos Fernandes nasceu na cidade de Avaré, em 05 de outubro de 1959 e mora atualmente em Santo André. Publica desde desde 1979, passando por diversos jornais do interior, SP e ABC.
Começou a participar de salões de Humor tardiamente, apenas em 2001, mas desde então venceu quase 40 prêmios em salões pelo Brasil e exterior (Portugal, Romênia, Itália) em categorias como charge, cartum e caricaturas.  Ilustrou mais de 150 livros infantis, entre eles séries premiadas como a Coleção do Castelo RáTimBum (Cia das Letrinhas)- vencedor do HQ MIx de melhor livro infantil ilustrado 1997.
Em 2008  foi jurado do International Nasreddin Hodja Cartoon Contest em Istambul na Turquia.
Em 2010 venceu o HQMix de melhor caricaturista do Brasil.
Atualmente trabalha no jornal Diário do grande ABC.

GILMAR

Gilmar Machado Barbosa, é baiano de Presidente Dutra.
Cartunista com mais de 20 anos de carreira, já publicou em veículos como  Folha de São Paulo, Diário de SP, Diário do Grande ABC, Hoje Jornal, Jornal do Brasil, Tribuna de Vitória, Jornal Vida Econômica de Portugal, Você SA, entre outros.
Tem quatro livros de tiras de quadrinhos publicados: Ócios do Ofício (Editora Escala) em 2002, Para ler Quando o Chefe não Estiver Olhando, 2004 (aprovado pelo PNLD)  Pau Pra Toda Obra, 2005 (aprovado pelo PNBE) e Caroço no Angu,2009  (Vencedor do Proac 2008). Seus livros já foram adotados em bibliotecas pelos governos Federal e Estadual.
Junto com o Fernandes, sócio da Boitatá, ilustrou dezenas de livros didáticos e não didáticos para diversas editoras.
Já ministrou oficinas de tiras de quadrinhos no Piauí, Caratinga, Paraguaçu Paulista, São Paulo e ABC.
Ganhou prêmios em Salões de Humor em Piracicaba, Foz do Iguaçu, Rio de Janeiro, Porto Alegre, Ribeirão Preto. Também conquistou o Prêmio Jornalístico Vladimir Herzog em 2006 e recebeu o prêmio HQ MIX de melhor cartunista brasileiro em 2002.

CUSTÓDIO

Custódio (José Custódio Rosa Filho), 43 anos, paulistano, é cartunista, chargista e ilustrador há 20 anos. Já fez personagens, tiras, charges e animações para agências de publicidade, sindicatos, revistas, jornais e canais de TV. Publicou biografia em quadrinhos sobre Anita Garibaldi, premiada com o ProAc 2008 (trabalho de 3 anos de pesquisa). Venceu o Prêmio de Tiras do Jornal Estado de São Paulo, categoria profissional, em 2008.
Publicou pela Agência Estado, entre 2002 e 2006, em 55 jornais no Brasil  e um do exterior. Ilustrou livros infantis,  tem um livro de humor publicado (texto e desenhos) e participou de diversos albuns de quadrinhos.
Foi premiado nos salões de humor de Volta Redonda (1998), Amazônia (2001), Brasília (2005) e recebeu o Prêmio de Excelência no National Press Club do Canadá.

Crédito das caricaturas: Baptistão e Fernandes

Anúncios